O Instituto JCA realiza entre os dias 8 e 9 de novembro a Semana da Aprendizagem e da Qualificação Profissional. O objetivo é refletir sobre os fatores que interferem na trajetória de jovens no mundo do trabalho. Durante os dois dias serão realizados apresentação de trabalhos de alunos do programa Oficina do Ensino, rodas de conversa, apresentações culturais e a apresentação do case de trabalho do IJCA na área de aprendizagem. O evento faz parte do mês de aniversário do IJCA, que comemora 14 anos. Clique aqui e inscreva-se.

O Instituto JCA já qualificou mais de 500 jovens aprendizes desde 2012, quando se tornou uma entidade qualificadora. Durante a Semana da Aprendizagem e da Qualificação Profissional, o IJCA irá apresentar um case compartilhando informações que contribuíram para o sucesso da formação dos aprendizes junto com as empresas do setor de transporte rodoviário e o impacto do programa no desenvolvimento dos jovens.

O case ” Uma experiência com a qualificação profissional de jovens aprendizes” apresentará a implantação do programa na instituição, os cenários da aprendizagem, desafios, resultados e histórias de sucesso. “Após seis anos cadastrada como entidade qualificadora de jovens aprendizes e trabalhando em sua formação para empesas do setor de transporte, o IJCA entende como relevante compartilhar com outras empresas e organizações da Região Metropolitana Leste Fluminense a importância do desenvolvimento do programa de aprendizagem nesta região” afirma Elen Alves, analista de projetos do Instituto JCA.

A 8ª Mostra de Trabalhos terá como tema “As trajetórias juvenis no mundo do trabalho” e trará apresentações de cerca de 20 projetos elaborados por mais de 100 jovens aprendizes das cinco turmas em andamento. Os estudantes irão expor pesquisas que abordam suas perspectivas em relação ao programa Jovem Aprendiz. Os projetos foram elaborados durante o componente curricular Oficina de Pesquisas e Projetos.

Já a roda de conversa tem como tema “Experiência com jovens aprendizes – inserção no mundo do trabalho e o primeiro passo para o desenvolvimento de carreiras”, tendo como foco promover reflexões sobre ações das empresas frente a obrigatoriedade da contratação de aprendizes para o cumprimento de cotas da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), incluindo a visão das entidades qualificadoras, aprendizes e das próprias empresas contratantes. A perspectiva é ampliar o debate sobre a trajetória dos jovens aprendizes nas empresas, sua formação e o olhar sob o aprendiz como um colaborador em desenvolvimento nas organizações.

Durante a Semana da Aprendizagem e Qualificação Profissional serão apresentados os resultados da Pesquisa de Sondagem “Empregabilidade e Desafios para a Educação “Profissional”. A pesquisa realizada pelo instituto com jovens que estudaram na instituição no período de 2014 a 2017 teve entre os seus objetivos quantificar a ocorrência de jovens no mercado de trabalho, tempo médio para inserção e permanência no emprego, empregabilidade no setor, além da desenhar a trajetória do jovem após a conclusão do curso no IJCA.

Com a Semana da Aprendizagem, o Instituto JCA espera estimular o debate com organizações qualificadoras, empresas e jovens sobre a configuração do cenário socioeconômico que influencia a abertura e restrição de oportunidade de acesso dos jovens ao primeiro emprego e no desenvolvimento de suas carreias.

Para participar das atividades é necessário inscrição prévia. Clique aqui e inscreva-se!