Quem somos

Fundado em 2004 pelo empresário Jelson da Costa Antunes e mantido pelo Grupo JCA, o instituto trabalha na perspectiva de que a desigualdade social é uma questão a ser superadas para a constituição de uma sociedade melhor.  Para isto, escolheu atuar nas áreas de educação e cultura, com projetos que melhorem as oportunidades para os jovens e os projetem para um futuro com mais possibilidades de escolha.

Uma marca do IJCA é a de buscar trabalhar a partir das vontades e potencialidades que se apresentam no território, e criar projetos que despertem e estimulem novas configurações das relações entre as pessoas, a empresa e os parceiros, visando ao desenvolvimento local em sentido mais amplo e sustentável. Nesse sentido, o IJCA já contribuiu com a inserção de cerca de 3.000 jovens em espaços profissionais  e de formação superior.

O IJCA lidera, junto com outras organizações públicas e privadas, um movimento para qualificar as políticas de educação na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro e atua nos últimos dois anos na expansão de projetos incentivados concatenados às áreas da cultura e do esporte na cidade de São Paulo, em especial, para os jovens moradores do Parque Vila Maria.

História do Fundador

Jelson da Costa Antunes é considerado um dos maiores empresários do setor de transporte do país.  Jelson nasceu em 1927, no município fluminense de Itaboraí. Iniciou sua vida profissional muito jovem, auxiliando o pai, inicialmente em um armazém e depois em olaria. Aos 19 anos, após trabalhar com trocador, eletricista, mecânico, encarregado e gerente em empresas de ônibus, tornou-se sócio de seu irmão em um único ônibus.  Jelson trabalhava em seu “meio ônibus”, como costumava dizer,  ônibus como motorista e mecânico, dirigindo e consertando o carro se quebrasse.

Em 1948, após desfazer a sociedade com o irmão, Jelson foi para a cidade de Macaé, onde adquiriu seu próprio ônibus e iniciou o transporte de passageiros. No final dos anos 40, já possuía quatro ônibus circulando, incluindo um veículo novo, que ficou conhecido como “táxi de luxo” por ser o único na região. Nas décadas seguintes, fundou  ou se associou a diversas empresas de ramo de transportes.

Empresário de sucesso, em 1968 comprou a Auto Viação 1001, na época a terceira maior empresa do estado. A opção foi pela fusão das empresas, que gradativamente foi alcançando projeção nacional. Ao adquirir a Viação Cometa , Jelson  da Costa Antunes conclui o ciclo  de aspirações empresariais e passa a comandar um dos maiores grupos de transporte rodoviário do país.

Equipe

Conselho Curador

Tatiana Antunes – Presidente

Rafael Antunes – Vice-presidente

Amaury de Andrade

Carlos Otávio Antunes

Marcelo Antunes

Conselho Diretor

Márcia Vaz

Marina Fernandes de Oliveira

Fábio Roza

Ana Biglione

 

Conselho Fiscal

Ademir Cunha

André Constantino

Leda Rodrigues

Coordenadora executiva

Maysa Gil

Consultoria Pedagógica

Therezinha Doin

Administrativo e Financeiro

Ricardo Garcia – Administrativo Financeiro

 Jéssica Andrade – Analista Administrativa JR.

Ellen Sileni – Assistente Administrativa

Nilson Silva – Assistente de Manutenção Predial

Camylla Reis – Recepcionista

Nilson Medeiros – Motorista

Abegail Peres – Copeira

Joana Torres – Auxiliar de Serviços Gerais

Matheus Correa – Auxiliar de Serviços Gerais

– Claudio Souza – Vigia

Programas e Projetos

Wilson Vasconcelos – Analista de Projetos Sociais SR.

Elen Alves – Analista de Projetos Sociais PL.

Kenia Lopes – Analista de Projetos Sociais JR.

Emylaine Sales – Assistente de Projetos Sociais

Ana Rita Araujo – Professora Orientadora

– Magnum Ornelas – Instrutor Técnico JR.