Ex-aluno de Pintura e Funilaria produz miniatura de ônibus

25 setembro 2017

Comentários

0
 setembro 25, 2017
 0
Captura-de-Tela-2017-09-26-às-08.31.44
Categoria Notícias

Jovem empreendedor já comercializa para todas as regiões do Brasil

Quando criança, Marcos Vinicius Oliveira adorava brincar com ônibus. O que na época ele não imaginava era que esse seria o seu ‘ganha pão’. O jovem empreendedor de 28 anos produz artesanalmente miniaturas de ônibus. . Os tamanhos variam entre 33 e 45cm e os temas são totalmente personalizados. O que há três anos começou como um hobby, hoje é o seu empreendimento.

Antes de iniciar as miniaturas, no entanto, Marcos Vinicius teve outras experiências profissionais. Ele atuou aproximadamente sete anos na área de fotografia, fazendo serviços diversificados como edições a revelações. Em seguida, trabalhou em um estaleiro. “Comecei a trabalhar com 16 anos. Quando a loja de fotografia onde eu era funcionário fechou, não recebi indenização. Alguns anos depois, aconteceu o mesmo com o estaleiro. Mas sair do estaleiro foi a melhor coisa que me aconteceu pois me permitiu chegar até aqui. Tudo na vida é experiência e lá na frente vemos o valor do que pareceu ruim”, afirma.

O interesse pelas miniaturas de ônibus surgiu nessa época. Foi um longo período de testes até confeccionar seu primeiro ônibus. Inicialmente, o objetivo era produzir para decorar a propria estante. “Levei muito tempo elaborando uma maneira de fazer uma maquete de ônibus. Depois de muita pesquisa, fiz a primeira. Quando percebi o interesse das pessoas, eu postei no Facebook e comecei a vender”, conta. As primeiras miniaturas eram feitas de papel e isopor. “Comecei a fazer em papel mesmo. Somente depois aprendi a trabalhar com resina, que é um material melhor e mais resistente”, explica. Marcos conta que quando começou a vender, não tinha muita certeza no sucesso do negócio. “As pessoas tinham interesse, mas eu tinha dúvidas se daria certo. Quando segmentei o público e descobri os busólogos (grupo de pessoas aficionados por ônibus), comecei a vender para este público. Hoje, já vendi para todas as regiões do Brasil e vivo da comercialização das minhas miniaturas”, conta.

Em 2016, Marcos cursou Funilaria e Pintura Automotiva no Instituto JCA. Durante a formação, ele conheceu técnicas de pintura utilizadas nos veículos, o que possibilitou aprimorar o seu trabalho com as miniaturas. “Com o curso, tive um conhecimento técnico na área de pintura automotiva que foi fundamental para melhorar o acabamento das miniaturas. Além disso, o IJCA me ajudou a divulgar a marca”, explica o jovem. Este ano, Marcos Vinicius foi um dos palestrantes da 7ª Mostra IJCA. “Para mim foi muito interessante participar porque pude mostrar um pouco do que vivo e como empreender pode não tão complicado em meio a tantas dificuldades”.

Entre os principais desafios está o de conseguir parcerias para seguir com o negócio. Porém, nada que desanime o jovem empreendedor. “As dificuldades que aparecem só me dão vontade de continuar. O que me motiva a empreender é o amor pelo que faço. Então, só a persistência e a força de vontade vão me levar além, conta. Para o futuro, os planos são de ampliar a oficina e comprar mais maquinário. “Assim conseguirei otimizar o trabalho e conquistar novos clientes”, planeja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *