Multiplicando Saberes

1 de novembro de 2019 | POR COMUNICAÇÃO IJCA

Frio na barriga, medo de errar ou esquecer alguma coisa. Foram essas as sensações superadas quando Elias Rangel, Nathallya Souza, Joane Ribeiro, Mateus da Silva iniciaram a primeira apresentação do projeto que estão desenvolvendo como jovens multiplicadores de ações. Após os temores iniciais, eles apresentaram com muita simpatia temas como elaboração de currículo e jovem aprendiz para uma turma com cerca de 60 adolescentes no Colégio Estadual David Capistrano, em Santa Bárbara. “A primeira vez sempre é a mais difícil. Tínhamos treinado com a equipe do Instituto, mas já estávamos familiarizados. Com o público foi bem diferente. Conseguimos nos superar, sentir as boas energias dos alunos e isso ajudou. Rolou muita risada e estávamos muito felizes em compartilhar”, afirma Elias Rangel.

O Jovens Multiplicadores de Ações é um projeto do IJCA visa fomentar o protagonismo juvenil ao potencializar a participação de ex-alunos em ações junto a jovens da rede pública da região por meio do desenvolvimento e implementação de ações relacionadas ao mercado de trabalho e educação. O piloto começou em julho, após um processo de seleção em duas etapas: questionário online e entrevista.  Disponibilidade de horário, aproximação com metodologia de projetos, engajamento com assuntos destinados a juventudes e criatividade para propor ações de impacto foram os principais critérios utilizados na seleção. Joane foi a última a entrar para a equipe. Recém-formada em pedagogia, se inscreveu com o objetivo de ampliar conhecimentos na área de educação profissional. “Quero ter experiências em trabalhar com o público jovem, além de contribuir com a formação deles”, explica.

Os Jovens Multiplicadores de Ações desenvolvem desde julho o InfoJovem, que inclui uma Oficina de Currículo e o Jogo “Quem quer ser um Aprendiz”. De acordo com Elen Alves, analista de projetos e coordenadora da iniciativa, o trabalho iniciou com um processo de formação, que incluiu workshops e mentorias para que pudessem se preparar para a atuação presencial em escolas públicas. “Tiveram aprofundamento na metodologia de projetos, oficinas  de técnicas de apresentação, além de mentoria específica no tema abordado em seu projeto: Oficina de Currículo. Também receberam uma avaliação do projeto apresentado por eles”, explica. 

 

Depois da estreia no Colégio Estadual David Capistrano, eles já realizaram workshops na 2ª Expo Eco, evento realizado em parceria com Secretaria de Educação de São Gonçalo no Shopping Partage e no Colégio Estadual Antonieta Palmeira, no centro de São Gonçalo, contabilizando uma média de 200 jovens participantes. “Sinto que a diferença que fazemos é grande. Já realizamos oficinas com jovens que não sabiam nem o que era o programa Jovem Aprendiz. No fim da apresentação, esses mesmos jovens não só tomam conhecimento do programa como também já sabem confeccionar um bom currículo e o que fazer para se sair bem em uma entrevista com o recrutador. Isso é ótimo”, ressalta Matheus da Silva

A agenda de novembro está aberta para atividades em escolas e organizações que atendam o público jovem. Confira abaixo o que já está previsto para rolar este mês e entre em contato com o IJCA através do número 2627-7200 para receber o projeto dos Jovens Multiplicadores de Ação;

 Veja agenda de atividades :