Novas formas de estar junto

2 de junho de 2020 | POR COMUNICAÇÃO IJCA

Com o início da pandemia e da necessidade do isolamento social, as escolas não estão funcionando. Algumas instituições se organizaram para o ensino à distância, outras, porém, não tomaram tal atitude devido ao universo de pouco acesso de seus alunos. Nesse contexto de adaptação coletiva, o Instituto JCA traçou novas estratégias de estar junto aos jovens, apoiando-os no desafio de continuar uma rotina de estudos em casa.

 No âmbito do Fortalecendo Trajetórias, o primeiro movimento nesse sentido foi o contato telefônico com os 54 jovens do programa para compreender como eles e suas famílias estavam lidando com os estudos nesse período. A partir daí um plano pedagógico foi organizado que incluiu acolhimento, cronograma para rotina de estudos, avaliação do último boletim escolar para identificar quais matérias necessitavam de revisão, entre outras ações. Destaque para as monitorias, onde alunos de séries mais avançadas dão suporte para os das séries anteriores da mesma escola. “Deu certo, foram maravilhosos em compartilhar os conteúdos dados e assim passaram a saber o que estudar e quais os sites poderiam acessar na internet. Também indiquei livros da literatura clássica brasileira disponíveis em sites gratuitos, muitos deles importantes para o vestibular”, afirma Therezinha Doin, coordenadora pedagógica do IJCA.

Como forma de estar próximo dos jovens do programa, foram realizados em maio cinco encontros virtuais de acompanhamento, organizados com grupos de alunos da mesma escola – Colégio Pedro II, Pensi, Santa Mônica, IFRJ campus Niterói e campus São Gonçalo, Cebric, Colégio Brasil- China e Colégio NATA.. Os jovens tiveram a oportunidade de conversar com a coordenação e colegas sobre suas necessidades e compartilhar ideias para uma boa rotina de estudos em casa. “Ficou nítido pra mim como os alunos estavam bastantes desmotivados a estudarem no início, Vê-los verbalizando seus anseios e expectativas foi importante para perceber que ao manter esse cuidado, mesmo distantes, podemos transmitir todo o apoio e ações que a equipe vem fazendo pensando em cada um e suas famílias”, avalia Ellen Sileni, analista administrativo do IJCA que deu suporte a todos os encontros. Em junho, estão previstos mais seis momentos como esse.

 Projeto Estudar em casa

Ao identificar que as principais dificuldades dos jovens eram produção de texto, matemática, física e inglês, foi criado o Projeto Estudar em casa. O objetivo é estimular a busca pelo conhecimento por meio de atividades multidisciplinares disponibilizadas em formato de desafios pelo WhastApp. Os participantes terão suas redações corrigidas e os demais exercícios serão no formato de autocorreção. Eles também recebem dicas de sites seguros para estudar e, uma vez por mês, participam de um encontro ao vivo com a professora de redação para esclarecer dúvidas.

O grupo de participantes é formado pelos 54 jovens que fazem parte do Fortalecendo Trajetórias e de 20 estudantes externos, que se realizaram a inscrição por se identificaram com o interesse de ingressar no ensino superior. Ex-alunos do programa colaboram como voluntários, compartilhando saberes adquiridos ao longo de suas trajetórias acadêmicas. 

Desta forma, o IJCA amplia suas ações de convergência e fortalece a missão de ampliar oportunidades educacionais para os jovens.

 Boletins educativos

Outra ação voltada para o apoio a famílias e estudantes na organização dos estudos foram os boletins especiais para as famílias com tema educativo. Enviados pelo WhatsApp via lista de transmissão, eles podem ser lidos abaixo.